Renovação parcial do piso em parquet do Museu Aquazoo Löbbeck

Produtos de alta qualidade e excelente apoio técnico: os profissionais de pavimentos confiam na THOMSIT!

Com cerca de 500.000 visitantes por ano, o Museu Aquazoo Löbbecke em Düsseldorf é a instituição cultural mais popular da capital do estado. Há sempre muito movimento na área de visitantes e o pavimento de parquet é bastante solicitado. Isso não é tudo: depois de o parquet ter sido lixado várias vezes, os perfis das juntas integradas ficaram mais altos que o pavimento o que representava um perigo ao andar sobre ele. O instalador de parquet contratado selecionou produtos THOMSIT para a renovação.

O Museu Aquazoo Löbbecke é uma combinação de jardim zoológico e museu de história natural. Parte do museu remonta à coleção particular do farmacêutico Theodor Löbbecke, que se tornou propriedade da cidade após sua morte em 1901 e foi integrada no jardim zoológico de Düsseldorf quase 30 anos depois. Em 6.800 metros quadrados, os visitantes podem agora maravilhar-se com cerca de 560 espécies de animais em aquários, terrários e um salão tropical, e conhecer um grande número de exposições e maquetes de história natural.

Durante muitos anos, o Aquazoo, patrocinado pela cidade de Düsseldorf, teve um número muito alto de visitantes. O outro lado da moeda: o parquet na área de visitantes muito frequentada tornou-se repetidamente antiestético e a superfície teve que ser renovada várias vezes. Isso teve um efeito negativo sobre a uniformidade da superfície do parquet: havia obstáculos porque havia um desvio de altura ao longo de alguns dos perfis das juntas em comparação com a superfície do parquet lixada repetidamente. Além disso, alguns dos perfis estavam com defeitos. A fim de excluir o risco de lesões aos visitantes, o escritório cultural da cidade de Düsseldorf encomendou à Bock-Interfloor GmbH de Düsseldorf a renovação parcial da superfície do parquet.

 

Recomendação de instalação da THOMSIT

Jan Loosen, sócio-gerente da Bock-Interfloor, recorreu à THOMSIT. "Trabalho com a THOMSIT há vários anos e confio na sua competência e nos seus produtos, a sua alta qualidade garante um resultado permanentemente seguro. A preparação do suporte é fundamental durante a reabilitação, e também teve que ser feita rapidamente e com o mínimo de pó possível.” Klaus Losch, consultor especialista regional da THOMSIT, esteve no local da obra com antecedência, elaborou a recomendação e posteriormente também acompanhou a sua  implementação. “Apoiamos nossos clientes com conselhos e ações, antes e durante o trabalho. Isso dá segurança e garante um bom resultado”, diz Losch.

 

A chave para o sucesso – o primário adequado para o suporte

Nas horas de ponta, Jan Loosen estava no local da obra do Aquazoo com até seis funcionários. Na área de exposição de aproximadamente 1.000 metros quadrados, foi retirado o parquet ao redor das juntas de dilatação, 20 a 25 centímetros de ambos os lados, bem como resíduos de cola antiga (quando possível). Perfis sem função, aparentemente instalados apenas por razões estéticas, foram removidos completamente. De seguida conectaram-se e fixaram-se os painéis de betão. THOMSIT R 755 foi usado para isso: O primário de segurança de 2 componentes é particularmente adequado para suportes críticos e de altas cargas. Misturado com areia de quartzo THOMSIT, resulta numa argamassa de renovação perfeita para os requisitos como os do Düsseldorf Aquazoo - extremamente resiliente, muito adesivo e particularmente de baixas emissões de acordo com GEV-EMICODE EC1 PLUS. Este último era um pré-requisito para uso na exploração de gado.

 

Colagem de parquet com P 699

Nas áreas do pavimento renovadas com THOMIST R 755, utilizou-se o adesivo monocomponente P 699 para instalar um parquet laminado de 23 milímetros de altura em madeira de carvalho. O adesivo pronto a usar é fácil de espalhar e rápido. THOMSIT P 699 destaca-se pelas ranhuras adesivas duras e resistentes ao cisalhamento de acordo com a ISO 17178 e também cumpre com os requisitos ecológicos: emissões muito baixas de acordo com GEV-EMICODE EC1 PLUS.

Para compensar as diferentes alturas entre os restantes perfis de junta e a transição para o parquet inferior lixado, o técnico especialista da THOMSIT Klaus Losch sugeriu o seguinte procedimento: A instalação de placas de isolamento especiais por baixo do parquet com a altura adaptada. Desta forma, os pontos críticos puderam ser preenchidos com segurança e toda a área foi nivelada sem riscos de quedas para os visitantes.

Resumo do instalador responsável Loosen e do técnico da THOMIST Losch: "O trabalho em equipa provou seu valor mais uma vez. Conseguimos realizar a reablitação do Aquazoo dentro do prazo estipulado e com a total satisfação do cliente e estamos ansiosos para o próximo projeto em conjunto".